TEORIA HEMATOLÓGICA DESCOMPLICADA MIELOPEROXIDASE (PEROXIDASE) SUDAM BLACK

Por: Válber Matias e Humberto Medeiros

Mieloperoxidase (peroxidase) é uma enzima presente em todos os estágios da maturação granulocítica para neutrófilos e eosinófilos, localizada nos grânulos azurófilos primários dessas células. Nas leucemias agudas é muito útil para o diagnósticos das LMA granulocíticas pela caracterização dos mieloblastos tipo I (LMA-M1), os quais não apresentam grânulos azurófilos nem corpos de Auer, mas exibem atividade para peroxidase.

Aprenda HEMATOLOGIA AVANÇADA assistindo Casos Clínicos

A coloração para peroxidase pode servir de fator prognóstico em certos casos de LMA. Paciente com LMA-M1 com mais de 50% dos blastos positivos para peroxidase tem melhores índices de remissão completa, quando comparados com pacientes em que tem menos de 50% dos blastos que são positivos para peroxidase.

Coloração de Peroxidase
Curso Online HEMOCLASS LEUCEMIAS

A enzima peroxidase está sempre ausente em blastos linfóides. Em uma coloração positiva nos blastos para peroxidase, descarta por completo diagnóstico da LLA, mas o raciocínio inverso não é verdadeiro. Reações negativas para peroxidase também ocorrem alguns blastos mielóides, como nas LMA minimamente diferenciada (LMA-MO), Leucemias Megacarioblásticas Agudas (LMA-M7), Eritroleucemias Agudas (LMA-M6) e uma parte das Leucemias Monoblásticas Agudas (LMA-M5, principalmente M5a) ou raros casos de Leucemia Mielomonocítica Aguda (LMA-M4).

Células sanguíneas maduras que contém maior atividade para peroxidase são os eosinófilos, seguidos pelos neutrófilos. Monócitos tem atividade moderada a fraca, linfócitos e basófilos não tem qualquer atividade para peroxidase.

A coloração do Sudan Black B é específica para lipídios intracelulares presentes nos grânulos primários, isto é, secundários das células mielóides. Deste modo, a interpretação da sua coloração nos blastos nas leucemias agudas é similar à da peroxidase.

Coloração de Sudan Black B


Um comentário em “TEORIA HEMATOLÓGICA DESCOMPLICADA MIELOPEROXIDASE (PEROXIDASE) SUDAM BLACK”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *