Leucemia Linfóide Crônica – Caso Clínico

A Leucemia Linfóide ou Linfocítica Crônica é uma doença que faz parte do Grupo das Neoplasias Linfoproliferativas Crônicas.

É mais comum a partir dos 65 anos, sendo rara abaixo dos 50 anos de idade. Acomete mais homens do que mulheres. A doença é geralmente assintomática, mas podem surgir sintomas como cansaço, perda de peso e linfoadenopatia.

Ao Hemograma (mais comum de ser observado) apresenta um Quadro morfológico com:

  • Leucocitose (variável – dependendo do tempo de instalação)
  • Série vermelha normal ou discretamente reduzida
  • Série plaquetária normal ou discretamente reduzida
  • Predomínio de Linfócitos – acima de 5.000 / mm3, representando mais de 70% da Contagem Diferencial de Leucócitos (relativa), sendo células linfóides caracteristicamente pequenas, algumas vezes com a cromatina condensada em blocos, e citoplasma discretamente basofílico escasso.
  • Presença de Restos nucleares (Manchas de Gumprecht)

Vejam este Resultado e imagens de um Hemograma que é um exemplo Clássico desta Leucemia:

Paciente Masculino, 61 anos.

A LLC é uma doença que acomete a linhagem de linfócitos, alterando a Apoptose, e com isso promove o acúmulo de células velhas dessa linhagem no sangue periférico, provocando uma Linfocitose progressiva. Por serem células velhas, quando vamos fazer os esfregaços sanguíneos, elas se rompem com facilidade, pela ação mecânica, e por isso vemos tantos restos nucleares, que especificamente na LLC são chamados de Manchas de Gumprecht.

Podemos observar alguns Prolinfócitos, que são estágios um pouco mais Imaturos dessa linhagem. A evolução desta doença faz com que aumente o número desses Prolinfócitos. E essa quantidade dos Prolinfócitos é que nos ajuda a definir em que fase da doença ela se encontra, de acordo com a Classificação Abaixo:

LLC típica ou Clássica: até 10% Prolinfócitos

LLC em transformação prolinfocítica: presença de 11% a 54% de prolinfócitos no sangue periférico.

LPC: acima de 55% de prolinfócitos

Conheça mais sobre Esta Doença e outras doenças hematológicas em Nossos Cursos de Hematologia Avançada, que são:

Gostou? Ajude-nos Curtindo e Compartilhando, ou deixando um Incentivo.

Tem algo a acrescentar? Deixe um Comentário para sabermos.

#laboratorio #analisesclinicas #hematologia #hemograma #leucócitos #morfologia #microscopia #leucemias #anemias #eritrocitos #poiquilocitose #bioquímico #farmacêutico #biomédico #biólogo #phtop #laboratorionapratica #labpratica #cursos #online #citologia #papanicolaou

Um comentário em “Leucemia Linfóide Crônica – Caso Clínico”

  1. Meu exame deu ..anticorpos nucleares reagente e placa metafasica Cromossômica reagente. Devo me preocupar? O que quer dizer isso? Padrão…….. pontilhado fino denso (ac-2) Título….1/160
    Alguém pode me dizer se devo me preocupar?
    (FAN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *